Para quem não lembra mais de lomografia, aquela modinha de câmera analógica e experimentos malucos com filme e que deixou de ter lojas no Brasil bem antes do barco furar (contém ironia) , saiba que a Sociedade Lomográfica Internacional vai muito bem obrigado.
Quinze milhões, seiscentos e cinquenta e quatro mil, setecentos e quarenta e oito
Sempre achamos que tinha lá seu lado importante a Sociedade Lomográfica e suas invencionices para a manutenção e longevidade do filme na vida das pessoas, seja relançando coisas câmeras antigas com nova roupagem ou criando coisas novas.
Mas as vezes ela exagera e surta com as diferentes versões de seus modelos de câmera, beirando a maluquice: é tanta câmera do mesmo modelo trocando apenas uma cor, um teminha de texturas, que abafa o que realmente faz de importante para a fotografia analógica. Continue reading →
Falar de lente hipster e lomografia no mesmo parágrafo é um pleonasmo mas o podemos fazer se eles curtem mesmo é re-inventar esses pequenos aparatos óticos que deram o que falar no passado, dar aquele verniz hipsterizando tudo e recolocar no mercado com um preço pra lá de diferenciado?
Para quem não sabe, a Sociedade Lomográfica Internacional tem lançado várias lentes compatíveis com câmeras consideradas mais sérias como Canon, Nikon e Leica, só pra citar as maiores. Uma delas foi a lente da sua câmera mais conhecida, a Lomo LC-A, que foi adaptada para uso nas câmeras compatíveis com M39 de rosca. A ideia é usar uma Leica de milhares de dólares para imitar o estilo lomográfico conseguido com a LC-A russa de poucas centenas de dólares.
Sim, a sociedade lomográfica lançou outra lente no kickstarter, uma versão de bokeh regulável da Petzval que eles haviam lançado tempos atrás. E como sua predecessora, claro, é cara. Continue reading →
A escala hipster é a que mede o quanto um produto está gourmetizado e vai agradar este público. Essa ideia palhacita da Lomography bate lá no alto dessa escala. Um spray para fotografar com filme sem câmera. É 322o máximo do minimalismo que coloca a fotografia pinhole num patamar de ciência de foguetes. Continue reading →
Eles já lançaram uma LC-A para médio formato. Eles lançaram uma reedição adaptada para 135 de lente do passado, a Petzval. Eles fizeram uma lente para Leica com a Russar. Eles fizeram uma câmera instantânea compatível com Instax. E agora?
A Sociedade Lomográfica anda muito ocupada com os seus últimos lançamentos, mas como dita a lei do capital, o dindin não pode parar.
Quem se arrisca a chutar o que eles vão inventar? Ou melhor, quem se gostaria de pedir que eles fizessem algo? Eu queria que fizessem filmes mais baratos e uma lc-a mais em conta. Só isso.
Vamos lá, a ideia aqui é ser polêmico também e incitar iniciar discussões saudáveis, então já lanço uma pergunta: essa nova lomo lc-a para filme 120 é uma ótima ideia que, uhuu, vai revolucionar a sua vida ou é uma baita ideia pra fazer uma câmera cara ser mais cara ainda? Continue reading →
O quê? É assim, até logo e obrigado pelos peixes? Já estão indo, e como fica? No fim de novembro de 2013 a Lomography avisou que fecharia sua gallery store em São Paulo, seguindo o fechamento da sua loja do Rio, a primeira do Brasil, e que liquidaria todo o seu estoque. WHAT??? Continue reading →
Esse é pra quem leu o post “Nem toda Lomo é da Lomography” e ficou com um pé atrás, meio que duvidando que uma outra câmera pudesse produzir um efeito tão LOMO quanto as originais.
Reuni abaixo algumas fotos feitas com diversas câmeras pra que possa ser feito um comparativo visual bem rápido. Cada sequência de fotos tem sua descrição abaixo, pra esclarecer qualquer dúvida que tenha aparecido (e espero que apareçam várias).