Com a quebrada da Kodak e outras fábricas sendo fechadas ou parando de fabricar filmes muita gente tem gritado que é o fim do filme. Não é. Ainda tem alguns poucos valentes fabricando e com a nova Ferrania vindo com tudo por aí só temos que agradecer e dizer: O FILME NÃO MORREU, SÓ ESTÁ COM UM CHEIRINHO ESQUISITO!
Archives
20
mar 10
Processo Cruzado (XPRO)
Cada tipo de filme tem na sua especificação o tipo de química que deve ser usada na revelação. Negativo preto e branco o nome varia de acordo com o fabricante – D-76, T-MAX, XTOL, DK-50, D-19; negativo colorido C41 e slide (cromo) E6. Quando você pega um filme e processa ele com a química de outro filme temos o processo cruzado – cross process (xpro). O mais comum (e barato) é fotografar com filme slide e revelar com química de negativo (C41).
O xpro não depende de câmera. É um processo que acontece na revelação do filme. A revelação com um químico diferente modifica a cor, saturação, contraste e brilho (latitude) da foto. Cada filme tem sua particularidade, e as vezes até a química do minilab influencia no resultado.
Alguns exemplos de xpro:
Foto: Alexandre Ferreira
Filme: Agfa CT Precisa – Câmera: Lomo LC-A