Sim, a sociedade lomográfica lançou outra lente no kickstarter, uma versão de bokeh regulável da Petzval que eles haviam lançado tempos atrás. E como sua predecessora, claro, é cara.
COMPRE BATON, COMPRE BATON, COMPRE BATON, …
Quando a LSI lançou a Petzval eu achei uma ideia bem interessante, apesar do valor altíssimo. Trazer de volta coisas do passado e ainda mais adaptadas para usar nas câmeras modernas mais usadas do mercado foi um belo tiro certeiro. Usar o financiamento coletivo também foi uma ideia fantástica, vide o quanto passaram das metas iniciais.
Mas acho que eles pecam em um ponto: chupam a manga até o último fiapo e, no caso especial deles, passam a replicar esses fiapos mudando a cor, o nome e até a textura. Explico: não contentes em relançar coisas velhas do passado, eles ficam requentando suas próprias ideias o tempo todo, com um milhão de versões de cores diferentes da Diana+, ou novas versões + plus da mesma coisa, como por exemplo essa nova lente Petzval. É a mesma coisa, praticamente, mas com CONTROLE do defeito que a torna uma lente interessante e especial.
Eu sei que não dá pra inventar novos produtos legais e que incentivam a nova molecada a queimar filme e não pixels, mas também podiam pegar leve nesse reaproveitamento insano das mesmas ideias o tempo todo. Mas pelo que vi no kickstarter, essa lente vai ser um estrondoso sucesso e vai vender horrores, dentro desse mercado de nicho de fotografia analógica lomográfica do erro como efeito, só que agora com mais controle.
E ai, o que você acha?
Saiba mais pra discutir
Tags: lomo, lomografia, lomography, Lomography Society International, sociedade lomográfica, sociedade lomográfica internacional